terça-feira, 21 de abril de 2015

Saiba quais são as 10 picadas mais dolorosas de insetos

11 

Se você já foi picado por alguns inseto, você deve saber que muitos deles podem causar dores bastante incômodas. Você sabia que existe uma escala de dor? É o Índice Schmidt. É o principal trabalho de Justin O. Schmidt, um entomologista da Carl Hayden Centro de Pesquisa de Abelhas Carls Hayden, no Arizona. Schmidt tem publicado uma série de artigos sobre o assunto, e afirma ter sido picado pela maioria das picadas insetos.

O índice para medir a dor das picadas em seres humanos foi feito em 1983. Justin queria sistematizar e comparar os venenos de insetos e suas reações em nós. O índice de dor começa no 0 para picadas que são completamente inofensivas para os seres humanos, dois para dores como picada de abelha comum ou vespa e 4 para as picadas mais dolorosas.
Nós já falamos aqui na Fatos Desconhecidos dos insetos mais nocivos para o ser humano; agora chegou a vez de conhecer quais são os insetos com as picadas mais dolorosas de insetos.

10 – Abelha-do-suor

1
Índice Schmidt: 1,0

Elas são conhecidas por serem atraídas pelo suor do ser humano. Sua picada é a mais inofensiva da lista. É descrita como se fosse uma “pequena faísca”.

9 – Formiga de fogo (ou formiga lava-pés)

2
Índice Schmidt: 1,2

A formiga-de-fogo é atualmente uma das mais importantes pragas invasoras em alguns lugares do planeta. Tal espécie teve seu sequenciamento genético publicado na revista científica americana “PNAS”. Está espécie é agressiva e tem picadas dolorosas, no Brasil é uma formiga dominante em áreas abertas. É descrita como “aguda, repentina e levemente alarmante”.

8 – Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo

3
Índice Schmidt: 1,8

Essa formiga do gênero Pseudomyrmex têm um corpo em torno de 3 mm de comprimento e olhos muito grandes. Sua picada pode causar grande dor. A picada dela é descrita por Schmidt “como se alguém cravasse um grampo em sua bochecha”.

7 – Vespa Dolichovespula maculata

4
Índice Schmidt: 2,0

Essa Vespa vive com 400 a 700 irmãs operárias. A dor de sua picada é descrita “como se você esmagasse sua mão em uma porta giratória”.

6 – Vespa Yellowjacket

5
Índice Schmidt: 2,0

Essa vespa pode picar seu alvo várias vezes sem morrer. Ela também possui fortes mandíbulas que imobilizam suas vítimas. A dor é descrita “como apagar um charuto em sua língua”.

5 – Abelha comum

6
Índice Schmidt: 2,0

As abelhas comuns vivem em colmeias, que podem ser artificiais ou naturais. Em seu interior, as operárias usam cera para construir os favos, onde armazenam mel e pólen para alimentar tanto as larvas como os insetos adultos.
A rainha ocupa-se exclusivamente de pôr ovos: cerca de 3 mil por dia. Quando a colmeia necessita de uma fêmea fecunda, as operárias constroem um alvéolo maior, onde são depositados os ovos fecundados. As larvas desses ovos recebem uma alimentação especial e convertem-se em rainhas. Sua picada é descrita “como se a cabeça de um fósforo queimasse sua pele”.

4 – Formiga-vermelha

7
Índice Schmidt: 3,0

É uma das picadas mais dolorosas quando se fala de formigas. É descrito “como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada”.

3 – Vespa-do-papel

8
Índice Schmidt: 3,0

Vespas do papel apesar de terem uma picada insuportável são sociáveis e constroem ninhos usando papel. Elas mastigam a madeira até virar uma pasta de celulose similar ao papel, que ao secar torna a estrutura da colméia bem mais leve. Sua picada é descrita “como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel”.

2 – Vespa Tarântula-falcão

 

9
Índice Schmidt: 4,0

É uma vespa parasitóide que caça aranhas para servirem de hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria. Sua picada é insuportável e descrita “como se um secador de cabelo ligado caísse na banheira durante seu banho de espuma”.

1 – Formiga-cabo-verde

10
Índice Schmidt: 4.0 +

É muito conhecida por seu tamanho gigante e sua picada severa. Operárias apresentam entre 18 a 25 mm, coloração avermelhada-escura, guardando diversas semelhança com as vespas. A dor sentida é descrita como “estar andando sobre carvão em chamas com um prego enferrujado de 3 polegadas fincado no seu calcanhar”.

 Fontes :Fatosdesconhecidos